TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE
POSSUÍMOS EQUIPAMENTOS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE
EQUIPAMENTO NOVO E DE ÚLTIMA GERAÇÃO
-
Exames rápidos que variam de 1 a 8 minutos;
-
Tecnologia ASiR de baixa radiação;
-
Reconstruções tridimensionais 3D - óssea e tecidual.




O QUE É?
A Tomografia Computadorizada foi um método que revolucionou a radiologia na década de 70. Utiliza um aparelho de Raios X que gira ao redor do paciente, realizando imagens radiológicas em cortes que são reconstruídas por um super computador. Foi um dos primeiros métodos a permitir aquisições de imagens do interior do corpo humano.
No final dos anos noventa, uma nova classe de aparelhos de tomografia vem revolucionando o método, a chamada Tomografia Multislice. Com ela, os exames são mais rápidos e mais precisos, permitindo reconstruções que melhoram a capacidade diagnóstica. Permitem ainda exames de alta definição de vasos (angiografias), usadas para diagnóstico e programação cirúrgicas de aneurismas e malformações vasculares.
O PROCEDIMENTO
O exame é realizado com o paciente deitado, numa maca especial, que se movimenta por dentro do aparelho. É importante que o paciente se acomode bem, fique relaxado e imóvel, seguindo com atenção as orientações do técnico. Se caso o uso do contrate endovenoso for necessário será orientado um preparo antialérgico medicamentoso.
ORIENTAÇÕES
Deverá ser consultado no agendamento do exame.
PRINCIPAIS CONTRA-INDICAÇÕES
Gravidez é a única contra-indicação relativa à realização de tomografia sem o uso de contraste. Como a radiação X é ionizante, há risco de efeitos deletérios ao feto. O exame em gestante só é realizado quando os benefícios à mãe superam os possíveis riscos ao feto, e sempre com a autorização do médico obstetra.
​
PREPARO
O preparo deverá ser consultado no agendamento do exame.
DURAÇÃO DO EXAME
O tempo de exame é variável, podendo durar de 5 a 10 minutos.




